domingo, 11 de outubro de 2009

Pré-sal

A camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, localizadas em águas ultra-profundas. O petróleo encontrado nesta área está abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo. As reservas de petróleo descobertas farão do nosso país uma das três maiores nações petrolíferas do mundo.



A qualidade do óleo do pré-sal

O petróleo da camada pré-sal é mais leve do que o petróleo encontrado no restante do Brasil, como o petróleo da Bacia de Campos, geralmente considerado petróleo pesado. O petróleo é um tipo de hidrocarboneto fóssil, mais precisamente, uma mistura de várias substâncias em que predominam cadeias de carbono e hidrogênio, mas também aprecem diferentes porcentagens deenxofre e nitrogênio, dependendo da qualidade.

A densidade do petróleo permite classificá-lo em leve, mediano, pesado e ultra-pesado. Esta classificação é baseada nas características físico-químicas do petróleo, considerando a análise da densidade do óleo (grau API) e a viscosidade do óleo (medida em cP ou centipoises). O petróleo do pré-sal tem densidade ou grau API superior a 28° API, sendo que a maior parte do óleo encontrado possui grau API maior que 31°, sendo classificado petróleo leve. A Petrobrás também identificou que este óleo tem baixo teor de substâncias poluentes como enxofre e nitrogênio, normalmente encontrados em grande quantidade no petróleo pesado.

Conforme a clasificação da ANP:

–> Petróleo Leve – densidade igual ou inferior a 0,87 (ou grau API igual ou superior a 31°).

–> Petróleo Mediano – densidade superior a 0,87 e igual ou inferior a 0,92 (ou grau API igual ou superior a 22° e inferior a 31°).

–> Petróleo Pesado – densidade superior a 0,92 e igual ou inferior a 1,00 (ou grau API igual ou superior a 10° e inferior a 22°).

–> Petróleo Extra-pesado – densidade superior a 1,00 (ou grau API inferior a 10°).

Assim, o petróleo leve, como óleo da camada pré-sal, é estratégico para o Brasil, pois:

(I) é mais fácil de ser refinado, produzindo uma porcentagem maior de derivados finos;

(II) tem menos enxofre, poluindo menos quando é refinado;

(III) portanto, é comercializado por um valor maior no mercado internacional.

Referencia: http://diariodopresal.wordpress.com

Prêmio Nobel de Química

Dois americanos e uma israelense dividiram o Prêmio Nobel de Química por mostrarem como os ribossomos – máquinas produtoras de proteínas dentro das células – funcionam. O trio explicou, por modelos 3D, como o DNA é lido pela célula e mostrou o ribossomo em funcionamento, detalhando como vários antibióticos bloqueiam a função dos ribossomos nas bactérias e as desativam. Isso ajuda a entender como as bactérias criam resistência a remédio e contribui para o desenvolvimento de novas drogas.




Fonte: Jornal Correio

Antigo Cefet reabre inscrições para processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), antigo Cefet, reabriu ontem as inscrições do Processo Seletivo 2010. O candidato pode se inscrever até o dia 13 de outubro. O cadastro deve ser feito no site: www.ifba.edu.br/seleção . O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica, até 14 de outubro.



Fonte: Jornal Correio

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Denúncia de vazamento fez governo cancelar as provas do ENEM.

Os alunos devem manter o mesmo ritmo de estudo. Que tal manter a calma e a tranquilidade e aguardar a nova data?

Fernanda Brito

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ENEM, FALTA POUCO!

E então, preparados??? O Enem esse ano está cheio de novidades que tal uma estudada até sábado.
Dica: Entre no site http://www.enem.inep.gov.br/ e lá encontrarão questões modelos do novo ENEM.

Fernanda Brito

Motivação em Sala de Aula

"Apesar de, geralmente, a motivação estar relacionada a experiência
de satisfação,ela pode estar construída com
base na vivência da experiência da dor"



Acredito que a busca do aperfeiçoamento é também a busca pela mudança de realidade nas salas de aulas já que a motivação dos nossos alunos, no meu ponto de vista, esta relacionada com as experiências da dor. Quantas vezes percebo alunos querendo se livrar das tarefas, que a semana de prova passe rápido, pq assim só voltarão a estudar quando houver novas tarefas e novas semanas de provas. QUE TRISTE, NÃO?? Como posso mudar tal realidade? O que fazer para meus alunos mudem de postura?


Fernanda Brito

Estou de volta!

Olá Galera,

Decidir voltar com o blog para contribuir um pouco com meus alunos e aproveitar o tempinho de folga.

Fernanda Brito