quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FIM DO ANO NOVAMENTE!!


Engraçado perceber que parece ontem quando começamos o ano cheios de gás e histórias sobre as férias é...Passou rápido estamos cansados loucoas para que as férias comecem mas antes disso tem o 4ª Bimestre uns já certos do sucesso e outros receosos dependendo das notas para saber se vão para casa descansar mais cedo ou terão que fazer recuperção.
Então vão algumas dicas ;)

Como estudar.

1. Prepare um ambiente adequado para estudar, reúna o material necessário, planeje quantas páginas serão necessárias estudar neste dia e, que sejam compatíveis com as metas semanais propostas.

2. Programe-se para a cada 50 min de estudo, dar um intervalo de 10 min, procurando movimentar-se a fim de fazer circular mais sangue no seu cérebro.

3. Antes de cada sessão de estudo procure dar uma olhada previa no conteúdo a ser estudado, de forma a focar o “esqueleto” do mesmo, ou seja, verifique os itens e subitens mais importantes do texto, percorrendo rapidamente toda a extensão do conteúdo a ser estudado, desta forma estará preparando o seu cérebro para assimilar melhor a matéria, pois ele criara um “esboço” para o conteúdo que vira a seguir.

4. Faça resumo da matéria de forma “não linear” , utilizando palavras-chaves, cores, formas, pois desta forma estarás utilizando equilibradamente os dois hemisférios cerebrais (esquerdo e direito), com isso o cérebro poderá trabalhar melhor, pois este tipo de alternância auxilia a um rendimento e compreensão maiores, utilize também no seu material, cores, itens sublinhados e destaques visuais com o mesmo propósito.

5. Os resumos que você produzir no seu estudo serão a matéria base para as revisões programadas (“Escala revisões”), estas revisões serão feitas em pouco tempo (aprox. 5 a 10 min), procurando a partir do seu resumo (“não-linear”), reconstruir mentalmente o material estudado naquela ocasião, neste momento poderá tirar as duvidas consultando a fonte utilizada na criação do seu resumo.

6. Se tiver dificuldades para adotar este sistema de resumo, faça como se sentir melhor, mas lembro que esta forma “não-linear” auxilia muito no aproveitamento do estudo diário.

7. Dormir ao menos oito horas todos os dias (ininterruptas, ok? Nada de dormir três horas à tarde, outras duas à noite...) e estabelecer técnicas de concentração para estudar são boas maneiras de se manter atualizado com o conteúdo ministrado pelos professores.

8. Manter uma vida saudável é essencial não só para conseguir estudar, mas também para ter uma excelente qualidade de vida. Praticar exercícios, sair com os amigos, viajar nas férias e se afastar de todos os vícios – inclusive o cafezinho – são boas maneiras de manter sua mente disposta.

DESEJO SUCESSO A TODOS!!!!!!!
Fernanda Brito

2 comentários:

Camila Carvalho disse...

Nandaa... Desisto dessas dicas de estudo! =/

Já tentei todas ao meu alcance e nenhuma consegue me deixar empolgada pra continuar estudando pra o vestibular!

Tou no bicoo! =|

Mas gostei do que postou, essas técnicas aew, servem pelo menos pra quem quer passar de ano... O bimestre é curto! ;D

Beeeijos

Fernanda Brito disse...

Poxa Mila fico preocupada e triste em saber que não está motivada para o vestibular porém pode ter certeza que nessa época do ano pelo menos 90% dos alunos estão como vc cansados, desmotivados, de saco cheio da cara do professor e da escola. Vc tem que reagir falta pouquissimo tempo para sua VITÓRIA!

Mil bjs.